terça-feira, 20 de maio de 2014

Resenhando.

Resenha do texto: 

" Noção de criança e infância: Diálogos, reflexões, interlocuções"
 Michele G. Bredel.

O texto “Noção de criança e infância: Diálogos, reflexões, interlocuções, de Michele G. Bredel”, lido e discutido em sala de aula, entre outros aspectos relevantes, destaca: A evolução do conceito de criança e infância a partir de uma perspectiva sociológica, a criança como um ser social, histórico e produtor de cultura e a definição de criança e infância perante o ponto de vista do adulto.
O texto propõe analisar que não existe uma única concepção de infância, pois a mesma está diretamente ligada às transformações culturais, sociais, econômicas,etc, da sociedade de um determinado tempo e lugar, devemos compreender que cada criança está inserida em uma determinada sociedade, com valores diferenciados, a diferentes infância coexistindo em um mesmo tempo e lugar.
A criança deve ser levada a sério da maneira em que ela pensa e a maneira como ela age a diversas situações expostas a ela, elas não são apenas sujeitos passivos, elas possuem voz ativa sim, são sujeitos capazes de produzir, construir e transmitir conhecimentos.
Há uma perspectiva diferenciada perante o olhar do adulto a criança. Os estudos contemporâneos, nos quais podemos citar os realizados pela sociologia da infância, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos, considerando a criança um sujeito capaz.
Por meio desse texto, percebe-se a importância de resgatar a cultura da infância, a criança e a infância  a modo de perceber que a criança é produtora de cultura rica, e devemos dar voz ativa a elas, porém, nunca esquecendo-se que a criança necessita do resgate da infância.

“Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças”. (SARMENTO,2004,p.10).

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